EL CALAFATE

El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina, próxima a fronteira com o Chile com aproximadamente 23.000 habitantes.




É a cidade mais próxima ao Parque Nacional los Glaciares, a cerca de 80 quilômetros, onde localiza-se a maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno que encontra-se constantemente em evolução.






O nome El Calafate vem do arbusto berberis microphylla que nasce na região e produz uma pequena fruta da qual se fazem doces e geléias.






A maior atração é o extraordinário Parque Nacional los Glaciares, fundado em 1937 e declarado patrimônio da humanidade em 1981.Possui extensão de 725 mil hectares. Nele se localizam os glaciares Perito Moreno, Upsala, O'nelli, Spegazzinni, entre outros. São formados basicamente de neve compactada, possuindo milhares de nuances do branco ao azul. Na sua maioria, terminam no lago Argentino, onde se fragmentam desde farelo de gelo à grandes icebergs, descendo lentamente o leito do lago até seu derretimento. Esse parque, de 724.000 hectares possui um total de 356 geleiras.

A Geleira ou Glaciar Perito Moreno localiza-se na Argentina e se estende desde o Campo de Gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um renomado pesquisador da região austral daquele país. O glaciar é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. É uma das geleiras mais imponentes e já foi chamada de a "oitava maravilha do mundo".

Glaciar Perito Moreno






Também é possível caminhar sobre a geleira, desde que se use sapatos e roupas adequados e acompanhado de guias especialmente treinados.



  • Quem vai levar o whisky pro Perito Moreno?
    O gelo já está garantido! hehehe

  • OIE... OIE..
    Que inveja de vocês... devem estar curtindo um friozinho gostoso... he...he... eu estou indo para o Uruguai... boa viagem... boas caminhadas... e que o anjo da guarda viajante os abençõe... abçs... Ercilia