EL CHALTÉN

El Chaltén, na Província de Santa Cruz, é a cidade mais recente da Argentina. Foi fundada em 1985, como tentativa de manter a soberania do país sobre os territórios da Patagônia que ficam na fronteira com o Chile. A cidade se situa no gigantesco Parque Nacional Los Glaciares, declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1981. El Chaltén é considerada a capital do trekking da Argentina. Recebe este título por ser onde se hospedam os praticantes do esporte que buscam se aventurar em duas das montanhas mais difíceis do mundo: o Cerro Fitzroy e o Cerro Torre, que ficam no limite exato da Argentina com o Chile. A cidade praticamente vive da atividade, e fora da temporada, isto é, durante os meses mais frios, a população não ultrapassa dos 500 habitantes.

Cerro Fitzroy, ou Cerro Chaltén, como também é conhecido, possui 3.375 metros de altitude no seu ponto mais alto, sendo que 1.951 são de proeminência. Suas paredes verticais, constituídas de granito, requerem grande experiência dos alpinistas. O clima da região, para piorar, é extremamente instável. Somente em 1952, Cerro Fitzroy foi escalado pela primeira vez, e desde então, adquiriu a fama de ser uma das mais montanhas mais temidas do mundo. Supondo-se que cem pessoas escalem com sucesso o Monte Everest por dia, apenas uma conseguiria retornar do cume do Cerro Fitzroy com sucesso por ano. O nome da montanha é uma homenagem a Robert FitzRoy, um explorador, hidrógrafo, cartógrafo, pioneiro na área da meteorologia e capitão do navio HMS Beagle, aquele que levou Charles Darwin durante suas expedições.

Cerro Torre, a oeste do Cerro Fitzroy, possui 3.128 metros de altitude. É considerada por muitos profissionais como a montanha mais difícil do mundo. O cume de Cerro Torre é freqüentemente coberto por sincelo, um fenômeno meteorológico que ocorre em situações de neblina aliada a uma temperatura de menos de 0°C. As gotas de água em suspensão congelam, formando uma espécie de estalactite de gelo. O acumulo das gotas de gelo acaba por formar um “cogumelo”, que pode despencar devido ao seu próprio peso. Lionel Terray, o primeiro a chegar ao topo do Cerro Fitzroy, classificou o Cerro Torre como “uma montanha pelo qual vale a pena arriscar a vida”.