TAPES/RS – A NAMORADINHA DA LAGO

TAPES – A NAMORADINHA DA LAGO

O municipio de Tapes,fica a aproximadamene 103 da capital gaucha.
A região foi habitada por índios da tradição Tupi-Guarani. Por volta de 1808, atraídos pela fertilidade do solo e pela abundância das pastagens da região, imigrantes açorianos estabeleceram-se na área, instalando estâncias e charqueadas que foram a base da economia da época.

Acredita-se que o nome da cidade tenha origem devido aos índios que viviam no território antes da chegada dos colonizadores; ou ainda devido a Serra de Tapes, um acidente geográfico da região; ou por último, consequência de um dos barcos da charqueada do Coronel Patrício que tinha este nome, mas até hoje não se tem uma origem por definitiva.

Na linguagem dos indígenas, Tapes era caminho, trilha para o mar, para a Europa, onde afinal os jesuítas tinham suas pátrias, credos e possibilidades de manter comércio. Era zona de Tape o atual estado do Rio Grande do Sul. Com o estabelecimento dos jesuítas nas reduções gaúchas, Tape passou a ser dali ao mar. Os nativos do local eram índios do caminho (Tapejaras, Tapes). Do rio Jacuí ao Rio Grande qualquer lugar era bom caminho.

Tapes foi habitada inicialmente por índios tupis-guarani, atraídos pela fertilidade do solo e pela abundância das pastagens da região. A primeira sede do município era denominada Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Camaquã, criada em agosto de 1833. Sua emancipação política e administrativa ocorreu em 12 de maio de 1852, mas por questões políticas ou econômicas a Freguesia passava a integrar ora ao território de a Porto Alegre e em outras circunstâncias subordinava-se a Camaquã. As águas da Lagoa dos Patos, em cujas margens a cidade localiza-se, tornam o município reconhecido por competições naúticas como a já tradicional "Travessia do Pontal de Tapes". Além do turismo, o município é um dos mais importantes produtores de arroz da Região Sul do estado.


No dia 26/02, a caminhada do Ecocaminhantes vai ser em Tapes/RS. A caminhada terá 16km em estrada rural, e de chão batido com aclives e declives. O Final do percurso é na praia, com possibilidade para banho. As vagas estão esgotadas!