Hoje tivemos mais uma bela caminhada, de aproximadamente 22Km. Saímos da Vila de Abraão pela manhã e caminhamos até a Praia de Dois Rios, e a tarde, após aproveitarmos a praia, retornamos para Abraão. A trilha é muito bonita, apesar de dificil, pois tinha um longo aclive e outro declive, mas muito arborizada. Durante o caminho encontramos diversas fontes de água, para que pudessemos nos refrescar, e abastecer as garrafinhas de água, pois fez muito calor hoje, e na trilha não encontramos nenhuma brisa, para aliviar os cerca de 30 graus de temperatura. Também passamos pela piscina onde os soldados se refrescavam na época do presídio.
A praia de Dois Rios é fascinante, suas areias amarelas tem aproximadamente um quilômetro de extensão, e por ela, pudemos fazer algumas caminhadas na beira da praia.. O azul-esverdeado resplandecente das águas e as ondas que se formam com o vento do mar aberto, batem na praia nos convidando para um mergulho refrescante. Toda a praia fica cercada de muito verde com árvores frutíferas por todos os lados.
Em Dois Rios você sente a bela natureza selvagem mais próxima. Uma praia encantadora. Porém o romantismo e a calma do lugar são verdadeiros antagonismos ao que ele já foi há anos, quando havia a colônia penal Candido Mendes. Hoje só existem escombros. As casas ao redor da praça eram moradia dos guardas do antigo presídio, atualmente são ocupadas pelos por ilhéus, pesquisadores, ciêntistas e técnicos da UERJ.
Antes de abrigar o presídio, Dois Rios foi palco de guerras entre corsários e fazendeiros. De cada lado desta praia existe um rio (por isso o nome), possibilitando a você poder aproveitar o mar e se refrescar depois em um banho de água doce. Caminhando por trás das ruínas do antigo presídio, chega-se à curva de um dos rios. Por ter seu leito formado basicamente por pedras e em descida suave, o visual é surpreendente. Dois Rios se difere pelo aspecto imponente e por sua beleza que causa impacto ao olhar do mais indiferente visitante. O cenário é maravilhoso e conquista a todos que se deixam sensibilizar com a força da natureza selvagem desse lugar.
Os dois rios banham um extenso manguezal, que equilibra o ecossistema de toda a região. É neste manguezal que os peixes se procriam, nele existem ricas espécies da fauna e da flora.