CAMINHADA ATÉ DOIS RIOS

Hoje tivemos mais uma bela caminhada, de aproximadamente 22Km. Saímos da Vila de Abraão pela manhã e caminhamos até a Praia de Dois Rios, e a tarde, após aproveitarmos a praia, retornamos para Abraão. A trilha é muito bonita, apesar de dificil, pois tinha um longo aclive e outro declive, mas muito arborizada. Durante o caminho encontramos diversas fontes de água, para que pudessemos nos refrescar, e abastecer as garrafinhas de água, pois fez muito calor hoje, e na trilha não encontramos nenhuma brisa, para aliviar os cerca de 30 graus de temperatura. Também passamos pela piscina onde os soldados se refrescavam na época do presídio.

A praia de Dois Rios é fascinante, suas areias amarelas tem aproximadamente um quilômetro de extensão, e por ela, pudemos fazer algumas caminhadas na beira da praia.. O azul-esverdeado resplandecente das águas e as ondas que se formam com o vento do mar aberto, batem na praia nos convidando para um mergulho refrescante. Toda a praia fica cercada de muito verde com árvores frutíferas por todos os lados.

Em Dois Rios você sente a bela natureza selvagem mais próxima. Uma praia encantadora. Porém o romantismo e a calma do lugar são verdadeiros antagonismos ao que ele já foi há anos, quando havia a colônia penal Candido Mendes. Hoje só existem escombros. As casas ao redor da praça eram moradia dos guardas do antigo presídio, atualmente são ocupadas pelos por ilhéus, pesquisadores, ciêntistas e técnicos da UERJ.

Antes de abrigar o presídio, Dois Rios foi palco de guerras entre corsários e fazendeiros. De cada lado desta praia existe um rio (por isso o nome), possibilitando a você poder aproveitar o mar e se refrescar depois em um banho de água doce. Caminhando por trás das ruínas do antigo presídio, chega-se à curva de um dos rios. Por ter seu leito formado basicamente por pedras e em descida suave, o visual é surpreendente. Dois Rios se difere pelo aspecto imponente e por sua beleza que causa impacto ao olhar do mais indiferente visitante. O cenário é maravilhoso e conquista a todos que se deixam sensibilizar com a força da natureza selvagem desse lugar.
Os dois rios banham um extenso manguezal, que equilibra o ecossistema de toda a região. É neste manguezal que os peixes se procriam, nele existem ricas espécies da fauna e da flora.





















  • Tudo o que é bom dura pouco...É minha gente, rapadura é doce mas num é mole não,hehe.Hj o dia é de folga e amanhã todos voltarão a rotina normal,mas com certeza voltarão mais leves,mais felizes,em paz consigo mesmo e com os outros.Afinal, se o corpo está cansado, o espírito está leve,flutua...depois dessa semana maravilhosa que vcs tiveram.Até a próxima minhas doces Adri,Cintia e Ro, quando voltaremos a nos encontrar pelos caminhos da vida, e enquanto isso não acontece,tenham a certeza de que levo vcs dentro de meu coração.E a vc meu mano branco,mais uma vez meus parabéns pelo trabalho que vc sabe fazer tão bem,com tanta competência e dedicação, o que só enaltece o nome do ecocaminhantes, a grife dos que querem caminhar com qualidade e segurança.Abraços a todos.

  • Dá-le maninho, "El Morenito"..Também estás sempre em nossos pensamentos e em nossos corações..Mesmo não estando fisicamente conosco, tenha certeza que através da tua vibração, estavas presente em cada trecho da jornada..Obrigada pelo carinho e pela força..Sem a tua participação, de blog e de alma, a caminhada não seria a mesma..Tua energia sempre do bem nos contagia e nos faz entender, que amigos verdadeiros e amizades sinceras e puras são tudo em nossas vidas..
    Até a próxima meu amigão..Bjos